
Joinville terá simulado gratuito e presencial com novo formato do Vestibular UFPR
12/08/2026
Mais uma vez, as teclas do piano, em uma profusão de ritmos e estilos musicais, dão as boas-vindas à primavera em Joinville. A 9ª edição do Pianístico está marcada para 22 a 27 de setembro. O público terá acesso gratuito a uma maratona de espetáculos de primeira linha, protagonizados por artistas nacionais e internacionais de diferentes matizes, do popular ao erudito. Quinze shows e concertos reúnem nomes consagrados e jovens promessas. Músicos do Brasil e de outros oito países – Espanha, Bélgica, Cuba, Alemanha, Áustria, Portugal, Holanda e Itália – participam do encontro, no elenco principal. Ao mesmo tempo, pianistas locais levam apresentações para vários pontos de Joinville, na ação denominada “Pianos pela cidade”.
Carlos Branco, diretor artístico e curador do festival, salienta a presença de grandes nomes do jazz e da música instrumental, como Marco Mezquida (Espanha), Pepe Rivero (Cuba), André Mehmari (Brasil), Rembrandt Frerichs (Holanda), Mário Laginha (Portugal), Julia Tygel (Brasil) e Kiko Continentino (Brasil), ao lado de jovens como Julia Toledo, Fábio Leandro, Vinicius Canella e Marina Brandão, de apenas 11 anos de idade. A programação ainda reúne estrelas da música erudita, como Natasha Binder (Bélgica), Andrea Vivanet (Itália), Mário Lucas de Sá (Joinville) e Alexandra Sostmann (Alemanha).
“A história do Pianístico vem sendo construída por muitas mãos, desde 2018”, salienta a diretora geral Albertina Tuma, agradecendo a confiança das empresas catarinenses, incentivadoras por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura, e do patrocínio de empresas via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). “Graças a esses apoios, e à dedicação de toda a equipe ao projeto, podemos continuar produzindo memórias e emoções a partir da música.” Ela também aplaude o engajamento da comunidade, “formando a harmonia que sustenta o festival e permite que a música continue inspirando, conectando pessoas e projetando Joinville para além das fronteiras do país”.
Workshops e masterclasses
O caráter didático será garantido com a realização de cinco workshops e duas masterclasses. Na programação, temas como criação e composição no piano trio, desenvolvimento de repertório e elementos rítmicos, harmônicos e melódicos do samba-jazz. Apostando na educação musical das novas gerações, o festival promove o espetáculo infantil “Uma aventura pianística”, com a pianista Giane Maria de Souza e o ator Luan Cordeiro, que visita as escolas municipais Navarro Lins (Comasa) e João de Oliveira (Fátima) nos dias 18 e 21 de setembro.
Programação geral
# Marco Mezquida (Espanha) – 22/09, às 20h30, Teatro Juarez Machado
# Julia Toledo (Brasil) – 23/09, às 14h, Casa da Cultura, workshop
# Julia Toledo (Brasil) – 23/09, às 19h, Shopping Mueller
# Natasha Binder (Bélgica) – 23/09, às 20h30, Teatro Juarez Machado
# Natasha Binder (Bélgica) – 24/09, às 10h, Casa da Cultura, masterclass
# Pepe Rivero (Cuba) – 24/09, às 14h, Casa da Cultura, workshop
# Julia Toledo (Brasil) – 24/09, às 19h, Sociedade Harmonia Lyra
# Pepe Rivero (Cuba) – 24/09, às 20h30, Teatro Juarez Machado
# Fábio Leandro (Brasil) – 24/09, às 22h, Sociedade Harmonia Lyra
# Fábio Leandro (Brasil) – 25/09, às 10h, Casa da Cultura, workshop
# André Mehmari (Brasil) – 25/09, às 14h, Belas Artes, workshop
# Mário Lucas de Sá (Brasil/Joinville) – 25/09, às 19h, Rooftop Rolf Colin
# André Mehmari (Brasil) – 25/09, às 20h30, Teatro Juarez Machado
# Vinicius Canella (Brasil) – 25/09, às 22h, Rooftop Rolf Colin
# Kiko Continentino (Brasil) – 26/09, às 10h, Casa da Cultura, workshop
# Marina Brandão (Brasil) – 26/09, às 10h30, Teatro Juarez Machado
# Rembrandt Frerichs (Holanda) – 26/09, às 16h, Sociedade Harmonia Lyra
# Mário Laginha (Portugal) – 26/09, às 18h30, Sociedade Harmonia Lyra
# Kiko Continentino (Brasil) – 26/09, às 20h30, Teatro Juarez Machado
# Andrea Vivanet (Itália) – 27/09, às 10h, Casa da Cultura, masterclass
# Julia Tygel (Brasil) – 27/09, às 11h, Teatro Juarez Machado
# Alexandra Sostmann (Alemanha) – 27/09, às 17h, Teatro Juarez Machado
# Andrea Vivanet (Itália) & Wiener Kammersymphonie (Áustria) – 27/09, às 19h30, Teatro Juarez Machado
CONHEÇA OS PIANISTAS
Marco Mezquida (Espanha). Aos 37 anos, o músico conta com mais de 100 álbuns gravados, cerca de 20 prêmios e uma carreira que o levou a palcos prestigiados em mais de 40 países. Formado em 2009 pela Escola Superior de Música da Catalunha (Esmuc), desenvolveu uma trajetória sólida como pianista, improvisador, compositor, produtor e criador. Sua música transita entre o jazz, o clássico, a improvisação livre, o flamenco, o folclore, o contemporâneo e o pop, com um estilo profundamente pessoal. Já dividiu palco e estúdio com grandes nomes da música internacional, como Sílvia Pérez Cruz, Salvador Sobral, Dhafer Youssef, Noa e Perico Sambeat. Apresentou-se nos mais importantes festivais e salas de concerto do mundo, incluindo o Blue Note de Tóquio e Nova York, o Palau de la Música Catalana em Barcelona, a Konzerthaus em Viena, o Teatro Olympia em Paris e o Auditório Nacional de Madri, além de eventos como o Festival de Artes de Hong Kong, Umbria Jazz, Jazzaldia e North Sea Jazz.
Julia Toledo (Brasil). Natural de Campinas (SP), a pianista e compositora é formada em Piano Popular pelo Instituto de Artes da Unicamp e em Piano, Arranjo e Regência pela Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp Tom Jobim). Em 2023, foi bolsista de intercâmbio no Conservatorium van Amsterdam, nos Países Baixos. À frente de seu projeto autoral, o Trio Cordi – integrado por Cecilia Collaço na bateria e Tomaz Lambert no contrabaixo –-, tem um EP e dois discos lançados. Como instrumentista, apresentou-se e gravou ao lado de artistas como Jaques Morelenbaum, Zélia Duncan, Maurício Pereira, Juçara Marçal e Titãs. Com passagens por palcos da Argentina, Itália e Países Baixos, Julia vive e trabalha em São Paulo. Recentemente, integrou o elenco musical do espetáculo “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso”, dirigido por Felipe Hirsch, e passou a fazer parte do coletivo Sala Muda, grupo que explora a improvisação e o diálogo entre dança e música. Apresenta suas composições e arranjos acompanhada por Fabio Sá (contrabaixo) e Henrique Kehde (bateria).
Natasha Binder (Bélgica). Filha da pianista Karin Lechner e sobrinha do concertista Sergio Tiempo, começou a estudar o instrumento aos 3 anos com a avó, Lyl Tiempo. Aos 7, estreou em Londres tocando o “Concerto para Piano n.º 21”, de Mozart, com orquestra. No ano seguinte, realizou seu primeiro recital solo em La Plata, na Argentina. Aos 9 anos, apresentou o “Concerto para Piano n.º 1”, de Beethoven no Teatro Colón, em Buenos Aires. Logo aos 10, interpretou o “Concerto para Piano”, de Grieg. Aos 11 anos, dividiu o palco do Teatro Colón com sua mãe, avó e tio no “Concerto para Quatro Pianos”, de Bach — apresentação que inspirou o documentário “Concierto para 4 pianos”, de Marcelo Lezama. Aos 13, solaria o “Concerto para Piano em Sol Maior”, de Ravel, e o “Concerto para Piano n.º 1”, de Liszt, na mesma noite, acompanhada pela Orquestra Teresa Carreño, na Venezuela. Em 2015, foi a figura central de “La calle de los pianistas”, documentário de Mariano Nante selecionado para diversos festivais internacionais. Apresenta-se regularmente na Europa, América do Sul e Estados Unidos, interpretando concertos de Mozart, Beethoven, Chopin, Grieg, Ravel, Liszt e Rachmaninov.
Pepe Rivero (Cuba). O pianista e compositor faz parte de uma nova geração de músicos cubanos que conquistaram a cena internacional do jazz. Após concluir seus estudos de piano no Instituto Superior de Arte de Havana, sua vocação o conduziu ao jazz. Em 1998, mudou-se para a Espanha e, em 2001, iniciou uma turnê ao lado de Paquito D’Rivera e Celia Cruz. Sua música integra outros gêneros ao jazz latino, como o flamenco, a bossa-nova e o próprio jazz clássico. Foi indicado ao Latin Grammy 2011 junto com Paquito D’Rivera e participou como convidado no álbum de Paquito D’Rivera vencedor do Latin Grammy 2015. Também foi indicado ao Latin Grammy 2017 pelo disco de Yuvisney Aguilar, “Piango Piango”. Em 2018, estreou a obra “Yoruba Suite” ao lado da jovem Orquestra da Universidade Alfonso X El Sabio e, em 2019, o concerto para trompete “En Blanco & Negro”. Participou de importantes festivais internacionais de jazz, como o Jazz Festival de Montreux e o Jazz Middelheim, além de apresentações na Dinamarca, Tóquio, França, Alemanha, Itália, Polônia, Grécia, Finlândia e Áustria, entre outros países. Recentemente, apresentou o álbum “Los Boleros de Chopin” no Festival de Jazz de Palermo, na Sicília. É o diretor musical do festival de jazz latino CLAZZ, na Espanha.
Fábio Leandro (Brasil). Pianista, compositor, produtor e arranjador, iniciou seus estudos em 1997, na Universidade Livre de Música (atual Emesp Tom Jobim). De 2004 a 2006, integrou a Orquestra Jovem Tom Jobim e, em 2008, participou do projeto Piano na Praça, na cidade de São Paulo. Ao longo de sua trajetória, colaborou com grandes nomes e projetos da música brasileira, como Coisa Fina, Filó Machado, Rogério Botter Maio, Kinteto do Nenê, Airto Moreira, Flora Purim, e Liniker. Como compositor para dança, criou em 2016 a trilha para o espetáculo “Gaia”, da companhia canadense Dance Migration, e, em 2018, para o espetáculo “Arquivo Negro”, da Cia. Pé no Mundo. Em 2023, lecionou na XXI Edição do Festival de Ourinhos (SP) e atuou como arranjador da série “Encontros Históricos”, da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica. Em 2024, participou do espetáculo “Diálogo” e do álbum “Do Nilo”, da cantora Lilian Rocha. Em 2025, lançou o álbum “Los Abrazos”, gravado em Buenos Aires em parceria com a cantora argentina Carla Vera.
Mario Lucas de Sá (Brasil). Natural de Curitiba, é bacharel em Piano pela Escola de Música e Belas Artes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Foi bolsista do prestigiado Programa Dieuwertje Meijer (Embap). Durante sua formação, participou ativamente de importantes festivais, com destaque para a Oficina de Música de Curitiba, o Femusc (Festival de Música de Santa Catarina), em Jaraguá do Sul, e a Oficina de Piano da Universidade de São Paulo (USP). Em masterclasses, recebeu orientações de expoentes do piano nacional e internacional. Com vasta experiência pedagógica, atua como professor de piano e teoria musical desde 2009. Como instrumentista, tem sólida trajetória como pianista de coral e camerista em diversas formações. Destacam-se, ainda, sua atuação como pianista de balé na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, e sua colaboração como pianista convidado junto à Blumenau Filarmônica (BluFil).
André Mehmari (Brasil). Pianista, multi-instrumentista, produtor, arranjador e compositor, Mehmari é natural de Niterói (RJ). Considerado um dos maiores expoentes da música criativa brasileira atual, tem vasta produção que transita do piano solo e jazz à ópera, passando por música orquestral, de câmara e canções populares, com mais de 55 álbuns lançados desde 1998. Tornou-se conhecido ao vencer a primeira edição do Prêmio Visa de MPB Instrumental. Foi duas vezes indicado ao Latin Grammy e participou de importantes festivais internacionais, como o Chivas Jazz, Heineken Concerts, TIM Festival, Spoleto Festival USA (com o André Mehmari Trio), Jazz à Juan (Juan-les-Pins, França) e Umbria Jazz (Itália), além de realizar numerosas turnês pelos Estados Unidos, Europa e Japão. Como pianista, atuou ao lado de referências como Antônio Meneses, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Sérgio Santos, Ná Ozzetti, Guinga, Mônica Salmaso, Mário Laginha, Maria João, Makoto Ozone, Toninho Horta, Fafá de Belém e Alaíde Costa. Assina trilhas sonoras para balés, séries e cinema. Em 2023, foi laureado no Prêmio Profissionais da Música e recebeu o Grande Prêmio CONCERTO. Neste programa, Mehmari revela e exercita sua natureza de pianista-compositor ao improvisar sobre temas propostos, além de revisitar clássicos atemporais dos Beatles ao piano solo.
Vinícius Canella (Brasil). Pianista, compositor e arranjador gaúcho, tem apenas 14 anos e carrega a música no DNA: é neto de Victor Canella, acordeonista do histórico Conjunto Melódico Norberto Baldauf. Teve os primeiros contatos com o piano por meio dos ensinamentos de seu pai, Victor Canella Júnior. Em 2019, aos 8 anos, deu início aos estudos formais com a pianista Dúnia Elias. Em 2023, passou a estudar com o pianista Michel Dorfman, e, no mesmo ano, inaugurou sua trajetória artística vencendo o festival de música de sua escola. A partir de então, começou a se apresentar em palcos como a Sala Jazz Geraldo Flach e o Clube de Jazz Take Five. Em 2024, iniciou seus estudos de piano com a professora Mariana Brito e consolidou sua presença no cenário artístico da capital gaúcha, realizando diversas participações ao lado de seu professor, amigo e mentor Luciano Leães. Apresentou-se em locais emblemáticos de Porto Alegre, como o Mercado Público, o Teatro Simões Lopes Neto, o Espaço 373 e o Grezz. Sua caminhada artística alcançou um novo patamar em 2025, com sua estreia no Festival Fronteiras em uma parceria com o renomado músico Solon Fishbone. No mesmo ano, a colaboração se repetiu no evento Villa do Jazz, no Instituto Ling. Para este concerto, somam-se ao jovem pianista os músicos Edu Meireles (contrabaixo) e Ronnie Martinez (bateria).
Marina Brandão (Brasil). Nascida em 2015, Marina iniciou seus estudos de piano em 2023, aos 7 anos, sob a orientação de Janne Gonçalves. Apenas nove meses depois, já conquistava seu primeiro prêmio em um concurso realizado em São Paulo. A partir de então, iniciou uma impressionante trajetória internacional, conquistando o 1º lugar no Charleston International Music Competition (Carolina do Sul, EUA) e o 1º lugar – acompanhado do prêmio especial Gold Hands (“Mãos de Ouro”) – no Carles & Sofia International Piano Competition, na Espanha. Na temporada 2024–2025 do London Young Musician, garantiu o 1º lugar em sua categoria e o prêmio de melhor interpretação e performance. Foi também a 1ª colocada no Oxford Grand Prize Virtuoso. Em 2025, obteve o 1º lugar no XXVII Concurso Internacional de Piano Santa Cecília, realizado no Porto (Portugal), o 2º lugar no Concurso Internacional de Piano Maria Herrero, em Granada (Espanha), e a 1ª colocação no XXXIII Concurso de Piano Souza Lima, em São Paulo. Em 2026, consagrou-se no Concurso Internacional de Piano Carmel Klavier Latinoamérica, arrematando o 1º lugar na categoria Concerto, o 1º lugar em Música Contemporânea e o 2º lugar na categoria Solo. Já participou de masterclasses com renomados pianistas do cenário nacional e internacional, tais como Erika Ribeiro, Bernardo Santos, Maria Teresa Madeira, Aleyson Scopel, Ligia Moreno e Fábio Martino.
Rembrandt Frerichs (Holanda). Destacado pianista e compositor de jazz dos Países Baixos. Sua música é profundamente influenciada pela tradição do jazz americano, pela música clássica europeia, filosofia e pela música árabe – paixão que desenvolveu durante uma residência artística de dois anos no Egito. Formou-se pelo Royal Conservatoire of The Hague (Conservatório Real de Haia), e, logo aos 22 anos, estreou no prestigiado North Sea Jazz Festival. À frente de seus próprios conjuntos, como o Rembrandt Frerichs Trio, Chiaroscuro e Levantasy, já colaborou com músicos de peso, incluindo Michael Brecker, New Trombone Collective, Marnix Busstra, Michel Godard e Hermine Deurloo. Leciona piano jazz no Conservatório de Tilburg e atua como professor convidado nos conservatórios de Amsterdã, Roterdã e Utrecht. É também o diretor artístico de diversos eventos culturais, como o Rabo Jazz Festival (Oud-Beijerland) e o Waterfront Jazz Club (Almere). Seu álbum de estreia, “Self Portrait”, foi indicado ao Edison Award (o Oscar da música holandesa). Em 2014, o disco “A Long Story Short” também recebeu indicação ao prêmio. Com uma discografia madura, o pianista soma hoje oito álbuns lançados. Para este concerto, Rembrandt Frerichs apresenta-se ao lado de Matheus Nicolaiewsky (contrabaixo) e Vinsent Planjer (bateria).
Mário Laginha (Portugal). Com uma carreira de mais de 40 anos, é um dos pianistas e compositores mais respeitados de Portugal. Profundamente enraizado no jazz, sua música é enriquecida por influências brasileiras, africanas, clássicas e do folclore português. É reconhecido por sua longa e célebre colaboração com a cantora Maria João, bem como pelos projetos Mário Laginha Trio e LAN Trio. Trabalhou em estreita colaboração com os pianistas Pedro Burmester e Bernardo Sassetti, além de ter composto para importantes orquestras e conjuntos musicais por toda a Europa. Ao longo de sua trajetória, partilhou o palco com astros internacionais como Trilok Gurtu, Gilberto Gil, Ralph Towner, Wolfgang Muthspiel e Manu Katché. Seu trabalho abrange o jazz, a composição clássica contemporânea e a criação de trilhas para teatro e cinema.
Kiko Continentino (Brasil). Nascido em Belo Horizonte e radicado em Niterói, o pianista, compositor e arranjador iniciou sua trajetória profissional em 1985. Com expressiva produção autoral, tem mais de dez álbuns instrumentais lançados. Integrou por uma década o lendário trio Azymuth, participando de quatro discos e centenas de shows em dezenas de turnês mundiais, e acompanhou Milton Nascimento por 25 anos, tornando-se também seu parceiro de composição no álbum “Pietá” (2002). Reconhecido por sua atuação como arranjador e produtor, Kiko teve a marcante experiência de escrever, para o mesmo “Pietá”, um arranjo orquestral regido pelo maestro Eumir Deodato. Ainda ao lado de Milton, integrou a temporada do espetáculo “Crooner” e gravou o álbum “Gil & Milton”, excursionando em turnê mundial. No início dos anos 2000, foi convidado a integrar o Quarteto Jobim Morelenbaum, realizando concertos pelo Brasil e no exterior. Continentino colaborou também com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Gilberto Gil, Billy Cobham, David Liebman, Leny Andrade, Wayne Shorter, Djavan, Fernanda Abreu, Emílio Santiago, Edu Lobo, João Bosco, Caetano Veloso, Chico Buarque, João Donato e Marcos Valle. Para este concerto, apresenta-se com seu trio, formado por Jefferson Lescowich no contrabaixo e Márcio Bahia na bateria.
Júlia Tygel (Brasil). Compositora e pianista, Júlia transita entre a música clássica e a popular, a poesia e a canção, combinando uma sólida formação acadêmica à experiência em grandes instituições culturais. Seu projeto mais recente, “O Delírio do Verbo: Manoel de Barros em Canções”, apresenta composições criadas sobre poemas do autor. Sua discografia inclui o álbum “Entremeados” (2011), trabalho que foi pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira. Entre seus projetos recentes, figuram a trilha sonora para o filme “Cadê Heleny?” (2022), de Esther Vital, e a obra “Dois Acalantos para a Noite sem Fim”, encomendada pela Orquestra Sinfônica de Indaiatuba em 2025. Doutora em Música pela USP, com estágio de pesquisa na City University of New York como bolsista Fulbright, Júlia tem os títulos de Bacharel e Mestre em Música pela Unicamp. Atuou como Assessora Artística da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), no âmbito acadêmico, lecionou na EaD da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e, atualmente, é professora na Faculdade de Música Souza Lima, em São Paulo.
Alexandra Sostmann (Alemanha). Estudou na Universidade de Música e Teatro de Hamburgo e no Royal College of Music, em Londres, além de ter aprimorado sua formação no Mozarteum de Salzburgo e na École Normale de Musique Alfred Cortot, em Paris. Vencedora do Concurso Internacional de Música de Câmara de Caltanissetta (1998), recebeu, desde então, inúmeros prêmios e distinções. Apresentou-se em palcos como a Konzerthaus de Berlim e a Frauenkirche de Dresden, além de realizar recitais em grandes centros da Europa e das Américas. No cenário sinfônico, destacam-se suas atuações junto a orquestras como a Sinfônica de Göttingen, a Orquestra Alemã de Cinema de Babelsberg, a Kammersymphonie Berlin, a Cappella Istropolitana e a Sinfônica Municipal de Mar del Plata. Compartilha sua experiência por meio de masterclasses e participa ativamente de importantes festivais. Em 2024, fundou o festival Bach & now!.
Andrea Vivanet (Itália) & Wiener Kammersymphonie (Áustria). A trajetória internacional de Vivanet (foto) estende-se a recitais em palcos de prestígio na Itália, Áustria, França, Dinamarca, Hungria, Geórgia e Rússia. Com formação iniciada no Conservatório G. P. da Palestrina (Cagliari) e graduação pelo Conservatório G. Frescobaldi (Ferrara), obteve seu mestrado na Academia de Música Franz Liszt, em Budapeste. Integra o corpo docente da Wiener Musikakademie, em Viena. Premiado no Concurso Internacional de Música de Osaka, o pianista inclui em seu percurso apresentações no Magyar Zene Háza (Casa da Música Húngara) e no Museu Memorial Ferenc Liszt, em Budapeste, além do prestigiado Salão Bösendorfer, em Viena. Sua discografia reúne álbuns pelas renomadas etiquetas Naxos, Centaur Records e Brilliant Classics, com repertório que abrange obras de Ravel, Tchaikovsky, Bartók, Mussorgsky, Szymanowski e Shostakovich. Sua gravação mais recente, dedicada às obras de Jan Pieterszoon Sweelinck, foi lançada pela Brilliant Classics em 2024. Com forte presença na mídia internacional, suas gravações são frequentemente transmitidas por emissoras como a ABC Austrália, a Rádio Dinamarquesa, a Rádio Orpheus (Rússia) e as alemãs HR2 Kultur e rbbKultur. Seu trabalho é amplamente aclamado pela crítica especializada, com destaque para resenhas em publicações como a Gramophone, a Chopin Magazine (Japão) e a Interlude (Hong Kong). Quinteto de cordas fundado em 2006, a Wiener Kammersymphonie estreou em uma série de concertos na Espanha, aclamados por público e crítica, que descreveu o grupo como os melhores intérpretes de uma longa temporada inteiramente dedicada a Mozart. É composta por Wagner Rodrigues (primeiro violino), Benjamim Prasad Pant (segundo violino), Vincenzo Starace (viola), Sergio Mastro (violoncelo) e Felipe Medina (contrabaixo).
