Arte de Adri Vopi em exposição até o final de junho
07/06/2023Julho Verde: campanha nacional visa à prevenção do câncer de cabeça e pescoço
04/07/2023Donald Malschitzky, especial para Francisca
Oportunidade para reviver momentos, talvez da infância, quando o contato com a lida da colônia era mais frequente para alguns, mesmo que apenas de maneira lúdica, ou para conhecer como funciona o dia a dia em uma propriedade rural. Campo Alegre se prepara para a próxima edição do “Portas Abertas”, organizado pelo Consórcio Quiriri. Será no dia 9 de julho, no Sítio Vô Luiz, de propriedade do casal Eviliane e Luiz Munhoz que fica na comunidade de São Miguel, às margens da Estrada Dona Francisca, a seis quilômetros do Centro de Campo Alegre e a 50 de Joinville.
O evento é aberto ao público em geral, mediante pagamento de uma taxa de R$ 65 por pessoa, para toda a programação, das 10h30 às 16h, incluindo almoço no qual será servido um entrevero especial.
“Seu” Luiz coordenará a roda de chimarrão, com direito e contação de histórias, entre elas, a da erva-mate, que já foi chamada de “ouro verde” e que, no final do século 19 e início do século 20, fez a fortuna de muitos em Joinville (Francisca fala do assunto no número 15), A atividade preencherá a manhã do domingo dos adultos, enquanto as crianças serão entretidas com brincadeiras, contato com as ovelhas e aves, além das curiosidades presentes no sítio.
Dona Eviliane, a filha e o genro aproveitarão o tempo para preparar o prato principal do dia, entrevero, pilotando o fogão a lenha, e o almoço será servido acompanhado de “modas” tiradas na gaita por ela e seu sobrinho. Uma caminhada leve por trilha que sai de região de pastagem e passa por um bosque de araucárias e um espaço de mata nativa, com exemplares de erva-mate, ajudará a fazer a digestão. Durante a caminhada, os anfitriões contarão detalhes do manejo de ovelhas, curiosidades sobre a fauna e a flora locais e detalhes da lida no campo.
Os visitantes poderão adquirir produtos coloniais orgânicos no Armazém da Acolhida, e, na despedida, um inusitado bolo de erva-mate, acompanhado de cafezinho. Para quem estranha o ingrediente, sua receita fará parte de um livro de receitas com produtos da sociobiodiversidade do território.
A propriedade também tem acomodações para quem quer passar o fim de semana no campo.
Conhecendo o Sítio Vô Luiz
. Proprietários: Eviliane e Luiz Munhoz
. Comunidade São Miguel
. 27 hectares (15 de mata nativa)
. Casarão com duas áreas de hospedagem:
Área 1: 1 quarto (1 cama de casal, 1 solteiro, 1 sofá cama) com suíte e cozinha equipada (comporta até 5 pessoas)
Área 2: 1 quarto (1 cama de casal, 1 solteiro, 1 sofá cama), cozinha equipada (disponível fogão a lenha e a gás) e banheiro (comporta até 5 pessoas).
As áreas podem ser integradas, podendo hospedar o total de 10 pessoas.
. Reservas: (47) 36322356 e (47) 997256031 (Eviliane)