Dona Helena lança ação voltada à saúde do homem acima dos 45 anos

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Com o avançar da idade, aumenta a propensão a enfermidades crônicas, como diabetes e hipertensão, e podem surgir sinais de alerta para doenças oncológicas, entre outras implicações. Neste mês dedicado à saúde do homem, o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), lança um programa que chama atenção para a prevenção de doenças, melhora da saúde sexual, da saúde mental e da qualidade de vida, com ênfase na importância do autocuidado junto ao público masculino. Segundo pesquisa que acaba de ser divulgada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), menos de um terço dos quarentões se consideram “muito preocupados” com a própria saúde e 46% deles admitem: só vão ao médico quando sentem desconforto.

“É um fato antropológico: homem não se cuida, e tem enorme dificuldade em demonstrar fraquezas”, aponta o médico da família Nello Chescon Neto, lembrando o velho chavão, “quem procura, acha”, para explicar a relutância desse público em adotar uma atitude voltada à prevenção, fazendo exames periódicos. Ao se identificar problemas em uma fase inicial, diz o médico, são maiores as chances de intervir de forma efetiva.

Com o uso de recursos tecnológicos, por meio da Saúde 5.0, a equipe do Dona Helena produziu um minucioso levantamento de pacientes acima dos 45 anos que fizeram consultas médicas há mais de seis meses, como também aqueles que apresentavam doenças crônicas, sobrepeso, obesidade ou tabagismo. Para selecionar o público-alvo da ação lançada neste mês, a área de Pesquisa analisou indicadores por intermédio dos sistemas de informação do hospital. Os pacientes em questão estão sendo abordados por WhatsApp, usando uma ferramenta inteligente que organiza o agendamento de um check-up com o médico da família. “Avaliamos o paciente como um todo, de forma global e preventiva”, afirma Nello. Na sequência da primeira consulta, são recomendados exames complementares.

“O Dona Helena utiliza instrumentos como pesquisas, linhas de cuidado e Saúde 5.0 para aprimorar os processos e o atendimento ao cliente”, detalha a enfermeira Simone de Souza, que atua na área de Pesquisa. “Esse trabalho se reflete no compromisso com o cuidado prestado. Na saúde, a evolução tecnológica e a gestão informada por dados e evidências têm desempenhado papel fundamental para que as instituições ofereçam um cuidado efetivo e qualificado.”

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