Tem bolsas para jovens músicos em Santa Catarina; projeto é de montar uma Big Band
12/12/2023Ritmos afro-brasileiros são tema de oficina em São Francisco do Sul
08/01/2024Gislaine Engelmann, nutricionista do Hospital Dona Helena, de Joinville
Pessoas com sobrepeso ou obesidade devem redobrar a atenção com o consumo calórico em festas de final de ano, principalmente se estiverem em processo de perda de peso. Quando estamos nesse processo, nosso organismo tenta nos sabotar o tempo todo para que voltemos ao peso original.
Esse mecanismo ocorre em uma pequena região cerebral, pois temos o hipotálamo, que é responsável por controlar nosso peso, regulando sinais de fome e saciedade. O hipotálamo registra nosso peso máximo, o “set point hipotalâmico”, e tenta defender esse peso a todo custo.
Dessa forma, se o indivíduo eliminou 10 quilos, o hipotálamo irá ativar mecanismos para a recuperação do peso perdido. Por isso, manter a disciplina e constância na rotina alimentar, principalmente em períodos de festas de final de ano, é essencial para manter o processo de perda de peso.
Algumas dicas para não perder o foco
- Manter uma hidratação adequada ao longo do dia diminuirá os mecanismos de fome. Lembre-se que o consumo de água deverá ser calculado com base no seu peso atual multiplicado por 35 ml de água. O valor final corresponderá à quantidade mínima de água ideal a ser ingerida ao dia.
- Evite ao máximo consumir bebidas alcoólicas, responsáveis, na maior parte dos casos, pelo maior consumo calórico.
- Mastigue com calma e saboreie cada refeição. Quanto mais atenção tiver ao saborear e mastigar o alimento, melhor será o processo de saciedade.
- Em eventos com entradas do tipo queijos, canapés, patês…, monte um pequeno prato, com pequenas quantidades de algumas das opções que deseja comer, e coma somente a porção do prato. Evite ficar “beliscando”, pois dessa forma ocorrerá um consumo excessivo.
- Ao iniciar a refeição, faça o primeiro prato com vegetais e legumes e, ao finalizá-lo, escolha uma proteína (carnes, frutos do mar) e por último, consuma uma pequena porção de carboidrato (massas, farofas, tortas salgadas…). Uma dica saudável para aumentar o processo de saciedade é disponibilizar sementes e grãos como (granola salgada, chia, linhaça, semente de abóbora ou girassol) para serem adicionadas nas saladas.
- Prefira opções de sobremesas com frutas e evite repetir.
- Uma dica importante. Se tiver dificuldade em conseguir se controlar quanto a não repetir o prato principal e ou sobremesa, ao terminar a refeição, saia da mesa para evitar o contato visual com o alimento. Essa ação diminui as chances de repetir o prato.
- Monitore o peso. Quanto maior o controle do peso na “balança”, menor será a chance de se sabotar na alimentação. Lembre-se que o melhor peso aferido corresponde ao peso ao acordar.
Boas festas!