Joinville “de ontem” em documentário de Alceu Bett

Time de Joinville é campeão brasileiro de basquete em cadeira de rodas
08/06/2026
Semana do Meio Ambiente do TESC envolve funcionários e comunidade em SFS
09/06/2026
Time de Joinville é campeão brasileiro de basquete em cadeira de rodas
08/06/2026
Semana do Meio Ambiente do TESC envolve funcionários e comunidade em SFS
09/06/2026

Qual é a Joinville que vive dentro de nós? E como essas lembranças permanecem e moldam quem somos? É por meio de perguntas assim que o cineasta Alceu Bett chegou à “Joinville de Toda Nossa Infância”, uma viagem ao passado da cidade traduzida nas suas lembranças pessoais. Produzido com recursos via Simdec, o documentário tem pré-estreia no dia 11 de junho, às 19h30, na Galeria 33, com entrada gratuita.

Entre lembranças, imagens e afetos, “De Toda Nossa Infância” transforma Joinville em território sensorial da memória. Partindo da obra de Juarez Machado e atravessando relatos de moradores, artistas, fotógrafos e personagens da cidade, o filme constrói uma narrativa na qual infância, bicicleta, rio, ruas e paisagens urbanas se confundem com imaginação, tempo e experiência.

Com depoimentos, arquivos, imagens contemporâneas e construções visuais poéticas, o documentário – que tem roteiro do jornalista e escritor Joel Ghelen – revela uma cidade que já não existe completamente, mas que permanece viva nas memórias de quem a viveu.
A gênese do projeto surgiu da percepção de Alceu Bett de que toda cidade tem uma alma construída pelas pessoas que a viveram, algo que vai além dos monumentos, edifícios e cartões-postais. Buscar compreender de que forma um lugar passa a fazer parte de alguém foi o ponto de partida.

“Ao longo da realização do filme, ouvi artistas, professores, trabalhadores, comerciantes, moradores antigos. E percebi que, quando falavam da infância, estavam falando também da cidade. Falavam de uma cidade feita de experiências. De bicicletas correndo pelas ruas. De banhos de rio. De terrenos baldios que pareciam infinitos. De árvores que serviam de abrigo, de encontro ou de aventura”, comenta o diretor.

A escolha de Juarez Machado como uma espécie de fio condutor da narrativa foi natural, segundo Bett. Isso porque a infância do grande artistas em Joinville continua habitando sua pintura como uma memória que nunca deixou de produzir imagens. As bicicletas que retornam, os personagens que reaparecem, os cenários que insistem em permanecer revelam algo que interessa profundamente o cineasta, nascido em Lages. “Certos lugares não desaparecem quando são transformados pelo tempo. Continuam existindo dentro das pessoas. Ao escutar essas histórias, comecei a imaginar uma infância que não foi minha”, diz ele.

“Joinville de Toda Nossa Infância” não é apenas um filme sobre memória. É um filme sobre pertencimento.

SERVIÇO

O QUÊ: Pré-estréia do documentário “Joinville de Toda Nossa Infância”, de Alceu Bett
QUANDO: Quinta, dia 11, às 19h30
ONDE: Galeria 33, rua Bento Gonçalves, 33, Glória
QUANTO: gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *