Centrinho Luiz Gomes ganha nova cabine para exames auditivos

Pianístico leva música a escolas públicas de Joinville em agosto
22/08/2019
9 programas bacanas para aproveitar em Joinville no fim de semana
23/08/2019
Pianístico leva música a escolas públicas de Joinville em agosto
22/08/2019
9 programas bacanas para aproveitar em Joinville no fim de semana
23/08/2019

O Centrinho Prefeito Luiz Gomes – Núcleo de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Labiopalatais e Reabilitação aos Portadores de Deficiência Auditiva – recebeu uma nova cabine audiométrica nesta semana. O novo equipamento, que realiza diversos exames auditivos, dentre os quais a audiometria é o mais comum, foi entregue ao Centrinho por meio de uma parceria entre a Associação de Promoção Social do Fissurado Labiopalatal de Joinville (Profis) e a fraternidade internacional Amal-Shriners. 

Com investimentos na faixa de R$ 8 mil, a nova cabine audiométrica vai auxiliar nos 15 exames diários e mais de 300 exames realizados mensalmente. O Centrinho possuía quatro cabines, porém uma delas, mais antiga, precisava ser substituída, pois sofreu desgaste do tempo. 

A nova cabine possui uma estrutura diferenciada e atende todos os padrões que a vigilância sanitária determina. O exame de audiometria é realizado nos pacientes em tratamento no Centrinho, tanto deficientes auditivos, como com fissuras labiopalatais, pois as duas condições têm uma ligação e são encontradas no mesmo paciente em grande parte dos casos. 

O secretário da saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, destacou a importância de parcerias como esta para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Para a rede pública, esta parceria privada de instituições que venham voluntariamente trazer algum benefício tecnológico é fundamental, pois trazem qualificação, por meio de equipamentos específicos, como precisamos aqui no Centrinho, onde temos algumas complexidades únicas no estado”. 

A unidade também recebeu recentemente um aparelho nasofibroscópio, adquirido por meio da Profis, com o custo de R$ 30 mil, que é usado para o diagnóstico de fissuras ocultas. 

O Núcleo de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Labiopalatinas e Reabilitação aos Portadores de Deficiência Auditiva atende, atualmente, no serviço de fissura, mais de 3.1 mil pacientes. Para este serviço, são realizados em média mil atendimentos mensais, 25 casos novos por mês, todos cirúrgicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *