Cinquentamos: é hora de agradecer

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Chegar aos 50 números sem tirar o pé dos princípios que orientaram o nascimento da Francisca – revista impressa, de produção independente, comprometida com o jornalismo raiz e o localismo – é feito para celebrar e agradecer. Primeiro, a todos e a todas (e a todes) que torcem por nós, acompanham as edições, apanham exemplares nos locais de distribuição ou se tornaram assinantes, mandam elogios, sugerem pautas. Sem leitores/as, claro, um veículo de comunicação perde a razão de ser. No próximo ciclo, esperamos continuar respondendo ao anseio da comunidade que viu na Francisca um espelho de si mesma, das pessoas e instituições que fazem desta uma região tão rica e tão plural.

Obrigadão, também, aos jornalistas que estiveram conosco na primeira fase do projeto – Rubens Herbst, Cristiane Schmitz, Jociane Nascimento, Jean Balbinotti, e, mais adiante, Carolina Mar. A participação de cada um foi fundamental para dar forma à revista. Aos poucos, Francisca atraiu outros colaboradores, que atenderam a convites para assumir pautas, clicar imagens de encher os olhos, redigir crônicas ou artigos. Rubens Herbst, o Rubão, continua sendo presença marcante nas páginas franciscanas. A lista de parceiros é extensa: Luiz Gustavo dos Anjos, Amcle Lima, Néri Pedroso, Raquel Ramos, Mauro Schlieck, Gabriel Bazt, Eberson Theodoro, Josi Ellen Fleck, Albertina Camilo, Joel Gehlen – esperando não ter escapado algum nome.

Estas linhas são acanhadas para expressar a gratidão ao escritor Donald Malschitzky, seja pelos textos primorosos que tivemos a honra de publicar, muitos inspirados na Serra Dona Francisca – São Bento do Sul (sua terra natal) e arredores –, seja pela disposição permanente em sugerir pautas, fontes, articulistas, trazendo seu olhar para as edições sucessivas. Edições que, vale reiterar, só se viabilizam pelo aporte recorrente de empresas e órgãos públicos, a quem também agradecemos. Uma revista no modelo da Francisca, que não confunde editorial com comercial, depende de anunciantes que apostem no projeto para interagir com o público, dar projeção a suas marcas e realizações. Cinquenta números, mais de 1.500 páginas, mais de 50 mil exemplares circulando. E continua a viagem.

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