Conheça a primeira equipe de base masculina do Joinville Vôlei

Festival criativo abre comemorações pelos 175 anos de Joinville
18/02/2026
Escultura da década de 60 é doada para o Instituto Juarez Machado
20/02/2026
Festival criativo abre comemorações pelos 175 anos de Joinville
18/02/2026
Escultura da década de 60 é doada para o Instituto Juarez Machado
20/02/2026

O Joinville Vôlei inicia uma nova etapa em sua trajetória. Depois de quase quatro anos dedicados ao projeto da equipe masculina adulta de alto rendimento, o clube anuncia oficialmente o começo das atividades da sua primeira equipe masculina sub-19, marcando a entrada definitiva no trabalho de formação de atletas.

A criação da categoria de base representa um passo estratégico para o fortalecimento do vôlei na região e para a construção de um legado esportivo sustentável. Para colocar o projeto em prática, o clube conta com o apoio de parceiros importantes: Porto Itapoá, NG, Consul, Sicredi, Amoveri Pharma, Brasil Atacadista, Univille, Selbetti e Ministério do Esporte, e segue em tratativas para fechar com novos apoiadores.

Ao todo, 18 atletas, com idades entre 15 e 18 anos, integram o elenco. Eles foram escolhidos na seletiva que o clube promoveu em dezembro, na Univille, com mais de 100 jovens. Quatro atletas são catarinenses – dois de Joinville –; quatro, paranaenses; três, paulistas; três, mineiros; dois, gaúchos; um, paraense; e um, sul-matogrossense.

Conforme a gestora Andreia Effting Rossi, todos passarão a residir em Joinville e, para facilitar a adaptação, o clube alugou um imóvel no bairro Bom Retiro com oito quartos e seis banheiros. O local, denominado Casa Atleta, oferecerá estrutura completa para acolher os jovens, incluindo uma cozinheira que vai preparar o almoço e o jantar dos atletas de segunda a sexta-feira.

“A alimentação dos atletas será 100% custeada pelo Joinville Vôlei. Os atletas que já moram em Joinville também poderão realizar as refeições no local. O nosso objetivo é oferecer a eles um local aconchegante, seguro e organizado para que todos possam se sentir bem”, destaca Andreia.

Longo prazo

O vice-presidente Rodrigo Triches ressalta que o projeto de base nasce alinhado à identidade construída desde a fundação do time adulto, em 2022. “Desde a nossa fundação, temos o cuidado de buscar atletas que queiram crescer junto com o clube. Foi assim na primeira temporada, quando chegamos à elite com jovens promissores e que ganharam oportunidades em outros clubes. É motivo de satisfação ver atletas do Projeto Social Novos Ventos sendo selecionados para a nossa base, como o central Pablo Schlickmann, de 15 anos, que iniciou na unidade da Escola Thereza Mazzolli em fevereiro de 2024 e hoje já colhe os frutos desse trabalho”, afirma.

Segundo o dirigente, a equipe sub-19 amplia essa visão de longo prazo. “Esse é o foco da nossa equipe de base: desenvolver talentos para que eles possam atuar na equipe profissional e conquistar títulos importantes pelo clube. O propósito é dar visibilidade a jovens de diferentes partes do país, mas especialmente da região Sul, e transformar vidas por meio do esporte”, completa.

O presidente Giovane Gávio cita como referência os valores olímpicos da excelência, do respeito e da amizade para nortear a formação esportiva e humana dentro do clube. “Mais do que formar atletas competitivos, queremos formar cidadãos. A excelência está no compromisso diário com a evolução, o respeito é a base das nossas relações e a amizade fortalece o espírito de equipe. É isso que sustenta um projeto vencedor dentro e fora de quadra”, ressalta.

Formação profissional

Os treinos da equipe sub-19 iniciam já nesta semana na academia e no ginásio da Univille, sempre no período da tarde, em horários planejados para não conflitar com os treinos do time profissional e com o turno escolares.

Dez atletas do grupo vão dar continuidade aos estudos na Escola Plácido Olímpio de Oliveira, no bairro Bom Retiro; dois no Colégio Santo Antônio; dois na Faculdade Inesa; e um na Univille.

Dentro da quadra, a equipe sub-19 terá o comando técnico de William Lara Machado, que ocupa o cargo de supervisor do time adulto. A comissão técnica contará ainda com o preparador físico William Arins (assistente de quadra do time adulto); o fisioterapeuta Cristian Franzosi; o massoterapeuta Jeferson Pereira; e o médico Claudecir Gambeta — todos já vinculados à equipe profissional.

Para William, o novo desafio representa mais um passo importante na sua trajetória dentro do clube. “Sou treinador por essência e extremamente grato pela oportunidade e confiança do Joinville Vôlei na função de supervisor. Aprendo todos os dias e estou aqui para somar no que for preciso, mas o nosso foco é ter resultado dentro de quadra. Após o término da Superliga, minha dedicação estará totalmente voltada a esse projeto”, resume o técnico.

O time disputará competições importantes neste primeiro ano de atividades como o Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), Campeonato Catarinense, Joguinhos Abertos — representando Joinville em parceria com a Avojoi — e Taça Paraná.

1 Comments

  1. Muito importante receber o apoio da Revista Francisca. Enquanto assessor de imprensa do clube, fico honrado e agradecido pela divulgação! Forte abraço, amigos! 👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *