Dicas para curtir o sol com segurança

Coral Arte Maior anuncia programação natalina
18/11/2024
Prika Lourenço lança clipe “Campos Neutrais” com show do disco “Vento Norte”
09/12/2024
Coral Arte Maior anuncia programação natalina
18/11/2024
Prika Lourenço lança clipe “Campos Neutrais” com show do disco “Vento Norte”
09/12/2024

Jéssica Carine Noronha Araújo, dermatologista do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC)

O sol é essencial para a saúde. Estimula a produção de vitamina D, fundamental para fortalecer os ossos e manter o equilíbrio do organismo. No entanto, a exposição solar sem os devidos cuidados pode trazer sérios riscos, como câncer de pele, manchas, como o melasma, e envelhecimento precoce – causado pelos raios UVA, que degradam o colágeno e a elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele.

Para aproveitar o sol com segurança, o protetor solar é indispensável. Escolha um produto com FPS 30 ou superior, que ofereça proteção contra raios UVA e UVB. Aplique uma camada generosa, 30 minutos antes de sair ao sol, e reaplique a cada duas horas ou após nadar, suar ou usar toalha. Uma dica valiosa é aplicar o protetor em duas camadas para garantir cobertura uniforme.

Além do protetor solar, o uso de barreiras físicas faz toda a diferença. Chapéus de aba larga, roupas com proteção UV e óculos escuros são aliados fundamentais para proteger a pele. Sempre que possível, evite o sol entre 10h e 16h, período em que a radiação é mais intensa, e opte por locais com sombra.

Os cuidados com as crianças devem ser redobrados. Bebês com menos de 6 meses não devem usar protetor solar, sendo protegidos apenas com roupas leves, chapéus, e mantendo-os longe da exposição direta ao sol. A partir dos 6 meses, já é possível utilizar protetores solares específicos para a pele infantil, sempre combinados com barreiras físicas.

Não se esqueça da hidratação. No calor, a pele perde mais água, podendo ficar ressecada e mais suscetível à insolação. Um bom hidratante ajuda a recuperar a maciez e mantém a pele saudável.

Por fim, é fundamental consultar regularmente um dermatologista. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda uma avaliação anual para manter o acompanhamento da saúde da pele. Caso você observe manchas com formas irregulares, crescimento acelerado ou que apresentem sintomas como dor ou sangramento, procure atendimento o quanto antes. Apenas um profissional capacitado pode avaliar adequadamente a sua pele, identificar possíveis alterações precoces e orientar os cuidados mais indicados para o seu caso. Com essas precauções, você pode aproveitar os benefícios do sol com segurança, mantendo a pele saudável, bonita e bem protegida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *