
Confira as atrações do Festival de Dança deste ano
03/05/2025
Um novo festival na cena joinvilense
05/05/2025
Polo Ativamente. É como se chama o espaço inaugurado pela prefeitura de Joinville, destinado a alunos da Rede Municipal de Ensino com indicadores de altas habilidades e superdotação, que participam das atividades no contraturno escolar.
O objetivo é oferecer um lugar adequado para que esses alunos possam ampliar os conhecimentos, interagir com pares e explorar o potencial. Na opinião da prefeita em exercício, Rejane Gambin, a unidade é importante para o avanço da educação joinvilense.
“Assim como não deixamos para trás aquele aluno com dificuldade, também precisamos dar atenção especial para estudantes que têm altas habilidades. Sem dúvida, o polo é um avanço que vai permitir ainda mais que nossos alunos se desenvolvam e cresçam para que, no futuro, sejam profissionais de muita capacidade, felizes e completos”, destaca.
Já o secretário de Educação, Diego Calegari, ressalta que a Educação Especial compreende não apenas os alunos com alguma deficiência, mas também aqueles com superdotação e altas habilidades em alguma área e que precisam de um serviço especializado para apoiá-los.
“O Polo Ativamente é esse serviço especializado para dar aos alunos a oportunidade de fazer essas altas habilidades se traduzirem em competências, criando um diferencial para suas vidas”, afirma.
São 261 alunos identificados com indicadores de altas habilidades e superdotação na Rede Municipal de Ensino. Esses estudantes são identificados pelas unidades escolares ou familiares e encaminhados ao novo espaço.
No local, os estudantes são recebidos e atendidos por uma equipe especialmente preparada. Eles são organizados em agrupamentos, participando de oficinas temáticas que envolvem áreas como lógica, linguagem, criatividade, expressão artística, tecnologia e outras habilidades específicas.
A unidade tem capacidade para atender até 160 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O polo está localizado na rua Júlia Teixeira Delmonego, 120, no bairro João Costa, na zona Sul de Joinville.
Ensinamentos para a vida
Uma das alunas que frequentam as atividades no Polo Ativamente é Nicoly Coimbra Borges, de 14 anos. Ela apresenta indicadores de altas habilidades e participa das oficinas. Segundo a menina, a experiência tem sido muito boa porque tem a possibilidade de encontrar outros estudantes semelhantes.
“Às vezes, a gente não se encaixa muito bem em sala de aula e, aqui no polo, mesmo com crianças mais novas, conseguimos nos encontrar e nos comunicar muito bem, além de descobrir afinidades em comum”, comenta.