Projeto cultural de Joinville que pesquisa receitas germânicas chega a Blumenau

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O projeto cultural nascido em Joinville, que mapeia receitas tradicionais em regiões de forte colonização germânica, desembarca em Blumenau, Vale do Itajaí, nos dias 19 e 20 de março. Desde janeiro, a equipe liderada pela coordenadora técnica Helga Tytlik vem mergulhando no universo da gastronomia com origem em países como Alemanha, Suíça e Áustria, e apurando suas adaptações ao paladar brasileiro. Já foram visitados estabelecimentos em Joinville, Campo Alegre, Corupá e Jaraguá do Sul.

Até julho, dez cidades serão contempladas. Um ingrediente de cada prato fará parte do mapeamento ilustrado da cadeia produtiva, para identificar onde, como e por quem é elaborado. Toda a pesquisa será divulgada em site próprio, além do lançamento de um livro (impresso e digital) reunindo histórias e curiosidades recolhidas entre os produtores e de um documentário.

Na terra da Oktoberfest, o projeto vai aos restaurantes Vila Germânica (antigo Park Blumenau) e Norden. A iguaria selecionada para o levantamento, no Vila Germânica, é uma releitura do Guimis, receita típica muito apreciada em Santa Catarina, à base de batatas, carnes defumadas, como costela e lombo suíno, além de couve picada. Com ingredientes comuns na culinária alemã, segundo o chef da casa, o “Guimis” é uma refeição completa em si, proporcionando uma mistura harmoniosa de sabores e texturas.

Já no Restaurante Norden, que funciona em um casarão construído em 1879, o prato escolhido é o Kassler, originário da Alemanha, e que também pode ser encontrado na Áustria. Servido com chucrute e purê de batata, o Kassler é preparado com pedaços de carne suína salgada e defumada.

Sobre o projeto

“Saberes e Fazeres da Gastronomia Germânica – uma Abordagem Territorializada” é um projeto realizado pela Agência Cultural AqueleTrio, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o apoio de Hotel Tannenhof e o incentivo de Havan, Urbano Alimentos, Ciser e Celesc.

Instagram do projeto: @gastronomia_identitaria.

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