Projeto leva rodas de conversa sobre os 80 anos de Chico Buarque a universitários

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A resistência à ditadura militar no Brasil se manifestou nas ruas, em protestos populares, e ecoou na criação artística de nomes como Chico Buarque. Um dos maiores compositores em atividade, que completa 80 anos em 2024, traduziu em sua poética o clamor pela superação daqueles tempos tão duros. O impacto do contexto político dos anos 1960 sobre a obra de Chico inspirou o livro “Palavra Presa na Garganta”, da pianista e produtora cultural Marisa Toledo, de 2015. O relançamento do trabalho em novas versões será marcado por rodas de conversas da autora em seis universidades e centros universitários catarinenses.

A agenda começa no dia 29 de maio, às 19h30, no anfiteatro da Univille, em Joinville. O bate-papo faz parte do evento intitulado Maio Cultural Univille, que engloba uma série de ações de arte e cultura, da universidade e da comunidade joinvilense. Na sequência, Marisa Toledo vai a Concórdia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFC), dia 6 de junho, às 20h; à Udesc Florianópolis, dia 11 de junho, às 18h; à Udesc Laguna, dia 18 de junho, às 16h; à Furb de Blumenau, dia 25 de junho, às 19h; e finalmente à Uniplac de Lages, dia 2 de julho, às 19h.

A autora revela a expectativa de despertar, no público estudantil, o interesse pelo embate entre artistas e censura que marcou tanto o panorama cultural pós-1964. “Espero que promova uma reflexão sobre a ingerência violenta do Estado, seja física, psicológica, e que haja consciência sobre a importância da liberdade artística”, sublinha Marisa, produtora com mais de 180 projetos impulsionados via leis de incentivo, à frente da Agência Cultural AqueleTrio.

Proposta cultural realizada com recursos do governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023, o livro terá versões em e-book, audiobook com trilhas incidentais do compositor e videobook em Libras, para alcançar leitores cegos e surdos. O trabalho tem o apoio institucional do IMPAR, o Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento.

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