Como manter a disciplina alimentar nas festas de final de ano
19/12/2023Associação de Bujutsu capta recursos por Lei de Incentivo ao Esporte
09/01/2024Projeto Percussão Catarina, do músico e educador musical Luciano Candemil está circulando o estado e chega a São Chico para dois dias de práticas na sede da escola de capoeira Movimentos da Ilha
O músico, pesquisador e educador musical Luciano Candemil está circulando por diversas regiões do estado com o projeto Percussão Catarina, em que propõe uma vivência com os diversos ritmos de origem africana presentes na cultura musical brasileira. Nos dias 17 (quarta-feira) e 18 (quinta-feira) deste mês, o projeto passa por São Francisco do Sul. As oficinas acontecem na sede da escola de capoeira Movimentos da Ilha, das 18h às 22h30 nas duas datas. A participação é totalmente gratuita.
As práticas do projeto Percussão Catarina se baseiam nas várias rítmicas da diáspora africana espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, presentes também no cenário cultural catarinense. Entre os ritmos trabalhados na oficina em São Chico estarão o ijexá, o samba-reggae e os diversos ritmos do axé. Para a realização das atividades, Candemil conta com a assistência de outros dois músicos percussionistas – Cleyton Medeiros e William Camargo.
Não há necessidade de conhecimento prévio dos ritmos, nem dos instrumentos de percussão e qualquer pessoa com idade a partir dos 12 anos pode participar. As inscrições devem ser feitas diretamente com Marcelo Almeida (Mestre Bolha), através do WhatsApp (47) 99736-0134.
Luciano Candemil comemora a passagem do projeto pela cidade. “São Chico tem uma história bem importante de ancestralidade, uma relação com a negritude e com o samba também. Então acredito que faça todo sentido trazer o projeto para a cidade, reforçando esses laços e promovendo a troca de aprendizados”, salienta.
O projeto Percussão Catarina
A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense em vivências artísticas que estão passando por quatro regiões do estado: Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte Catarinense.
O projeto Percussão Catarina é uma realização da Cand Music Produções Artísticas, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, tendo como incentivadora a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.
Serviço:
O Quê: Percussão Catarina: Oficina de ritmos afro-brasileiros;
Quando: 17 e 18 de janeiro (quarta e quinta-feira), das 18h às 22h30;
Onde: Escola de capoeira Movimentos da Ilha – Rua Simão Piaz, 996, Ubatuba – São Francisco do Sul;
Quanto: a participação é inteiramente gratuita – 30 vagas disponíveis por oficina.
Fotos: Mariana Castro.