“Eu me sinto protegida aqui na Alemanha”, diz jornalista
20/04/2020Leitura, atividade física e novos aprendizados dentro de casa
21/04/2020Um sistema que pode ser replicado em qualquer município brasileiro a um custo baixo. Assim é o Web-Saúde Joinville, que está em funcionamento na cidade desde 30 de março. O sistema foi desenvolvido pela Tiflux, startup que faz parte da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII). O sistema pode ser implantado com subsídio por municípios interessados.
O objetivo é orientar a população por meio de aplicativo de mensagem, com informações corretas e confiáveis de profissionais de saúde, como forma de prevenção da epidemia do coronavírus.
Além de orientações sobre problemas de saúde, o sistema também oferece um serviço de apoio psicológico para profissionais que estão na linha de frente de combate ao Covid-19.
As pessoas atendidas pelo aplicativo deixam de sair de casa e procurar um hospital ou unidade de saúde que pode estar lotado, evitando assim até uma possível contaminação, e ainda geram dados e estatísticas importantes para o sistema de saúde.
Redução no número de atendimentos presenciais
Conforme dados da Secretaria de Saúde de Joinville, os atendimentos realizados pelo sistema Saúde-Web (que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h) representam uma redução de 16% do contingente diário de pessoas que antes eram atendidas presencialmente nas unidades.