Um bálsamo de excelência musical em Joinville

Conto de Natal: Uma vontade
16/12/2024
Em Itapoá, um marco para a infraestrutura portuária do país
17/03/2025
Conto de Natal: Uma vontade
16/12/2024
Em Itapoá, um marco para a infraestrutura portuária do país
17/03/2025

Carlos Branco, especial para Francisca

12 de março, noite de muita chuva em Joinville, um belíssimo local, dois artistas de qualidade singular. O público embarcou em uma viagem incrível pela música brasileira de diferentes períodos, acompanhando a execução impecável de um repertório que vai de Pixinguinha a Egberto Gismonti, passando por composições próprias e de outros mestres, como Hermeto Pascoal, Pedro Amorim, Radames Gnattali e Dominguinhos.

A passagem por Joinville, nos dias 11 e 12 de março, do espetáculo “Choros, valsas e outros lirismos brasileiros”, que empreendeu turnê por capitais brasileiras, levou ao palco da Sociedade Harmonia Lyra um verdadeiro bálsamo de excelência musical, diversidade, virtuosismo e improviso, em contraponto ao que se ouve hoje nas rádios e streamings do país.

O projeto reúne a pianista Heloísa Fernandes, que tem raízes familiares em Santa Catarina e já havia tocado no festival Pianístico, e o flautista Toninho Carrasqueira. Além das primorosas apresentações, os dois ainda brindaram Joinville com uma oficina gratuita destinada a pianistas e flautistas, com foco na técnica instrumental e na criação musical.

Dois grandes mestres desta incrível e inesgotável música brasileira. Um projeto que é um presente da empresa Vale, patrocinadora exclusiva do espetáculo, para Joinville e para o país.

Heloísa Fernandes

Pianista e compositora, descrita pela crítica como “lírica e luminosa, para além de categorizações’’ (Tim Page, The Post and Courier, Charleston, EUA). Com repertório centrado em sublimes interpretações e criações instrumentais da MPB, uma das cinco finalistas premiadas no Prêmio Visa de Música Brasileira, tornou-se conhecida no Brasil e exterior, a partir de sua participação no Spoleto Jazz Festival, um dos mais prestigiosos festivais de jazz, ou a turnê de piano solo nos EUA e os concertos no Brasil ao lado de Phillip Glass.

Com instrumentistas como Naná Vasconcelos e Zeca Assumpção e um repertório de composições próprias e arranjos para temas de Caetano Veloso e Pixinguinha, seu primeiro álbum, “Fruto”, foi aclamado pela crítica nacional e internacional. Em seu segundo álbum, “Candeias”, a pianista criou novas composições, tendo como ponto de partida as melodias e ritmos nacionais registrados por Mário de Andrade em 1936 no livro “Melodias Registradas por meios Não-Mecânicos”. Seu terceiro álbum, “Faces”, gravado em Chicago, Illinois, e lançado em 2018, registra suas novas composições e improvisos.

Toninho Carrasqueira

Com vários CDs premiados e uma história de centenas de apresentações por mais de 40 países, Carrasqueira é desses raros artistas que navegam livremente e com a mesma propriedade pelos universos erudito e popular, tradicional e contemporâneo. Elogiado pela crítica internacional tocando a música de Bach, Mozart, Poulenc, Villa-Lobos e Guarnieri, tem gravações dedicadas a Pixinguinha, Callado, Pattápio Silva, Maurício Carrilho, Guinga e outros mestres da MPB.

Com o Quinteto Villa-Lobos, grupo que integrou durante 15 anos, gravou 14 CDs, dois DVDs, e recebeu indicações ao Grammy e aos prêmios Rival e Carlos Gomes, discernidos ao melhor grupo camerístico brasileiro. Em duo com a pianista Maria José Carrasqueira, tem uma extensa carreira internacional, que inclui uma apresentação no New York Carnegie Hall. É presença constante nos palcos e estúdios de gravação à frente de algumas de nossas principais orquestras sinfônicas e ao lado de artistas de variadas tendências estéticas, como o Quarteto de Brasília, Nelson Ayres, Maurício Carrilho, Egberto Gismonti, Naylor Proveta, Ivan Vilela e Marlui Miranda. É, também, professor doutor livre docente pela USP, universidade onde leciona, tem um livro lançado pela Edusp.

Carlos Branco, diretor da Branco Produções, de Porto Alegre, é diretor artístico do festival Pianístico de Joinville

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *