
Congresso discute o papel da arquitetura nos espaços urbanos e na habitação social
28/04/2025
Confira as atrações do Festival de Dança deste ano
03/05/2025
Que tal uma academia completa integrada à área de lazer do prédio onde você mora? Pois a criação de espaços personalizados para atividades físicas, sob medida para diferentes práticas esportivas, é uma demanda crescente no mercado de imóveis de alto padrão. Em Joinville, todos os empreendimentos da marca Plaenge, da maior construtora do país, com operações em seis estados brasileiros e no Chile, contam com unidades do chamado Gymnasium Plaenge. “O conceito é resultado de nossa busca contínua por aprimoramento, para trazer um padrão de academia cada vez mais elevado”, afirma o superintendente da Plaenge no estado, Maurício Dallagrana.
A consultoria para os projetos da marca em Santa Catarina é de Tony Geremias, proprietário da Summit Academia, uma das mais conhecidas de Joinville, aberta em 2009. Formado em Educação Física, mestre em Fisiologia, Tony trabalha há mais de 20 anos como treinador e gestor no segmento fitness. Ele recebeu com entusiasmo o convite para participar como consultor nos empreendimentos da Plaenge. “Tem sido uma alegria juntar forças com a construtora para proporcionar espaços de aprimoramento físico e pessoal”, revela o profissional. “Não se trata apenas de fornecer uma estrutura adequada à prática de atividades físicas, mas de criar ambientes convidativos à incorporação de hábitos saudáveis e transformação pessoal.” O residencial ONE, lançado em 2024 e já em obras na região central de Joinville, tem a assinatura da Summit no espaço fitness.
O Gymnasium Plaenge contempla vários espaços, com áreas divididas para musculação e treinamento funcional. Os equipamentos garantem as condições de biomecânica e ergonomia, para que se possa trabalhar todos os grupos musculares e os objetivos específicos de cada morador. “Nas áreas de treino, usamos pisos emborrachados especiais, para absorver alto impacto. Já nos locais destinados a exercícios funcionais os pisos são vinílicos, com trechos em grama sintética para proporcionar conforto. Os painéis amadeirados, as pinturas e os espelhos compõem as paredes e trazem amplitude para os ambientes, assim como o desenho de forro e a iluminação”, explica Thaísa Bohrer, arquiteta responsável pelo design de interiores do projeto.