Julho Verde: campanha nacional visa à prevenção do câncer de cabeça e pescoço
04/07/2023Döhler lança cortina com fios de garrafas pet na composição
26/07/2023Editorial da edição 40, que circula a partir de 17 de julho (e que você já pode ler aqui)
“A mais djavânica das flores” foi o título da reportagem de capa do número zero de Francisca, que circulou em julho de 2019. E lá se vão quatro anos desde a estreia deste projeto, voltado ao jornalismo regional de qualidade. Na matéria assinada pelo jornalista Rubens Herbst – que fazia parte do time de editores, e segue colaborando com a casa –, um bate-papo com o celebrado cantor e compositor Djavan, às vésperas de um show em Joinville. A sacada da pauta, para evidenciar a vocação local da revista, foi centrar a entrevista na paixão do artista pelas orquídeas, flor que sabidamente é ícone da cidade. De lá para cá, em 40 edições, produzimos perto de 1.200 páginas e publicamos pelo menos 400 textos, todos com conteúdo exclusivo, e preparados com esmero pelos jornalistas que lideram o projeto, ao lado de parceiros.
Ao quarentar, Francisca agradece a hospitalidade de Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, Campo Alegre e São Francisco do Sul, que receberam de braços abertos a proposta de um novo veículo de comunicação com viés comunitário. Nosso reconhecimento aos colaboradores, claro, também ao mercado – a inserção de publicidade, sempre caracterizada como tal, é o que dá gás para a manutenção do projeto –, e aos leitores e leitoras que prestigiam a revista e sempre nos estimulam a ir em frente.
Nesta quadragésima edição, o olhar sensível de um parceiro frequente, o fotógrafo Gabriel Bazt, em um ensaio com moradores da Aldeia Indígena Tarumã, em Araquari. “Sempre respeitei muito a cultura indígena, sua ancestralidade e conhecimento”, reverencia Gabriel, que publica o material em primeira mão na Francisca. Ainda nesta edição, entrevistas com o líder ambientalista Ailton Krenak, referência global como filósofo e pensador indígena, e com o escritor Itamar Vieira Junior, campeão brasileiro em venda de livros, autor de “Torto Arado”. Ambos estiveram no palco da 19ª Feira do Livro. Tem mais: a doutora em antropologia Maria Elisa Máximo escreve sobre a articulação que busca mobilizar gestores e poder público para ampliar a oferta de cursos de pós-graduação em universidades públicas de Joinville, e integrantes do grupo Cuidadores do Ervino, moradores da Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, defendem a preservação deste “tesouro escondido” e o desenvolvimento sustentável da região.