O papel das UTIs no tratamento à Covid-19
31/08/2020Doação de ventiladores pulmonares para Hospital São José
31/08/2020O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Companhia Águas de Joinville e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizou uma pesquisa sobre o impacto das medidas de prevenção e enfrentamento ao Covid-19 no consumo urbano de água.
O estudo foi publicado no periódico científico internacional Resources, Conservation & Recycling.
Os resultados mostraram que, logo após a publicação do Decreto Estadual Nº 515, de 17 de março de 2020, que declarou situação de emergência em todo o território catarinense, houve aumento médio de 11% no consumo de água. Esse aumento foi maior em edifícios de apartamentos quando comparado a casas na região de Joinville.
Os dados foram coletados remotamente por telemetria, por meio de sensores IoT conectados aos medidores de consumo de água, no período de 21 de fevereiro a 12 de abril de 2020.
Os resultados são importantes para planejamento e gestão do uso da água em situações de pandemia, em que o acesso à água de maneira segura é essencial para a população. Acredita-se ser o primeiro artigo que avalia o impacto das medidas de prevenção e enfrentamento ao Covid-19 no consumo urbano de água.
O artigo é de autoria das professoras Andreza Kalbusch, do Departamento de Engenharia Civil da Udesc; Elisa Henning, do Departamento de Matemática da Udesc; do engenheiro civil e egresso da Udesc Miqueias Paulo Brikalski; do engenheiro sanitarista e ambiental Felipe Vieira de Luca, da Companhia Águas de Joinville; e da professora Andrea Cristina Konrath, da Ufsc.
O acesso à versão final do artigo é gratuito até 30 de setembro.