Exposição de bonecos em Joinville retrata o Brasil com delicadeza

Festival de Corais de Joinville abre inscrições
23/04/2024
Programação intensa na Escola Bolshoi para comemorar o Dia Mundial da Dança
23/04/2024
Festival de Corais de Joinville abre inscrições
23/04/2024
Programação intensa na Escola Bolshoi para comemorar o Dia Mundial da Dança
23/04/2024

No aquecimento para o 6º Animaneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos, em agosto, está entrando em cartaz, no Garten Shopping, em Joinville, a exposição “Miúdas Delicadezas”, da gaúcha Genifer Gerhardt.

Dispostas pelo Espaço Garten Cultura, 44 bonecos articulados de pequenas proporções ajudam a resumir a carreira de quase 20 anos da artista. A exposição pode ser visitada até 16 de junho e a entrada é gratuita.

Genifer se envolveu com o teatro de bonecos em miniatura em 2005, estreando primeiro na área do teatro lambe-lambe. Depois, criou o espetáculo “Brasil Pequeno”, no qual conta histórias reais de pessoas que conheceu em viagens pelo país. É, até hoje, o trabalho que mais apresenta.

“O teatro de bonecos em miniatura me atrai desde o dia em que vi um bonequeiro, em praça pública. Eu devia ter em torno de 15 anos, e lembro que olhava encantada para o artista e para o público. Como um homem só, com bonecos tão pequenos, conseguia envolver em sorrisos, alegria e emoção tanta gente, de crianças a idosos, na mesma maré de encantamentos, em plena praça?”, relembra Genifer.

Nestas quase duas décadas de atuação, seu teatro de bonecos em miniatura já integrou a programação oficial de diversos festivais nacionais e internacionais, além de apresentá-lo em espaços públicos, museus, saraus, escolas, penitenciárias e eventos no Brasil, Argentina, França, Espanha, Holanda, Grécia e Bolívia. Atualmente, une a criação de bonecos a outros campos artísticos, como cenografia, audiovisual, artes plásticas e literatura.

Os bonecos expostos em “Miúdas Delicadezas” foram criados e confeccionados entre 2005 e 2024, e trazem técnicas distintas de confecção e manipulação. Assim, a mostra resume a trajetória até aqui de Genifer, um caminho de criações, descobertas, movimentos e muito afeto.

“Busquei selecionar bonecos que representam diferentes momentos do meu trabalho e das pesquisas que os envolvem. Os materiais, que estão a favor da estética escolhida para compor cada pequenino universo, do biscuit à madeira. Há bonecos híbridos, bonecos realistas, fragmentos que falam de um todo. É um pequeno mergulho. Entendendo que em cada grão há todo um universo, lidar com o pequeno é lidar, também, com algo que se assemelha a essências”, diz Genifer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *