Festival de Corais tem inscrições abertas até 15 de agosto
26/07/2023Precisamos falar sobre câncer de pulmão
08/08/2023Uma gama de ritmos, gêneros, estilos e, como sempre, desde sua estreia, grandes nomes do piano brasileiro e internacional. De 19 a 24 de setembro, Joinville vai, outra vez, reverenciar o piano e, sobretudo, seus mais talentosos musicistas. “O Pianístico de Joinville chega à sua sexta edição, cada vez se consolidando mais como o maior festival de pianos da América do Sul”, orgulha-se o produtor Carlos Branco, diretor artístico do evento.
Os palcos que já acolheram o holandês Mike Del Ferro e a multiartista Maíra Freitas, para citar apenas dois artistas de edições mais recentes, vão receber, em setembro, ninguém menos que o pernambucano Amaro Freitas – talento nascido na periferia de Recife, hoje referência internacional em piano e uma tendência muito forte na música brasileira.
E tudo isso em um momento em que a maior cidade catarinense fervilha de eventos artístico-culturais. “Assistimos felizes à chegada de uma série de festivais e eventos, que vêm se somar ao Festival de Dança, à Festa das Flores, ao festival dos pianos, enfim, a uma série de festivais e eventos que vão, pouco a pouco, consolidando Joinville como capital cultural do Sul do Brasil”, comenta Branco, destacando que o novo festival de jazz (em novembro) e a retomada do festival de corais (em setembro), entre outras iniciativas, vão agregando novas linguagens e culturas ao perfil joinvilense.
Referência internacional no jazz
O diretor do Pianístico reitera a projeção internacional de Amaro Freitas, que vem participando dos maiores festivais de jazz mundo afora, tocando ao lado das maiores expressões da música nacional e internacional. E lembra que, como ele, as periferias das metrópoles brasileiras têm revelado talentos nas diversas expressões da arte. Na música, muito especialmente, são origem de artistas hoje consagrados. “Nomes como do pianista Jonathan Ferr e dos trombonistas Josias Konrad e Jorginho Neto, por exemplo”, acrescenta.
Amaro Freitas faz o concerto de abertura do 6º Pianístico – a segunda edição deste ano – na noite de 19 de setembro, no palco da Sociedade Harmonia-Lyra. O festival também passeia por outros palcos, como o Teatro Juarez Machado e o Instituto Juarez Machado. Como já é tradicional, toda a programação é gratuita – em breve, informações sobre as reservas de ingressos.