Seu bolso: dicas para usar o 13º salário de forma consciente

Educação antirracista: por um currículo que acolha
21/11/2022
Cuidado com o sol ajuda a evitar o câncer de pele
03/01/2023
Educação antirracista: por um currículo que acolha
21/11/2022
Cuidado com o sol ajuda a evitar o câncer de pele
03/01/2023
Até o dia 30 de novembro, trabalhadores com carteira assinada recebem a primeira parcela do 13º salário – e até 20 de dezembro será pago o valor restante. O pagamento da gratificação, em 2021, injetou R$ 232 bilhões na economia. Mas qual a melhor estratégia financeira para fazer bom uso desse montante que não está comprometido com as despesas mensais? Especialista da Acredicoop, cooperativa de crédito, compartilha orientações sobre como utilizar a renda extra de forma inteligente.
“É preciso ter foco e planejamento. Nossa sugestão é que as pessoas priorizem este recurso para organizar sua vida financeira e quitar dívidas”, afirma Rosana Elias, gerente de Negócios e Produtos da Acredicoop. Segundo a especialista, é importante dar preferência às dívidas que ficaram pendentes ao longo do ano ou têm juros muito altos, como o empréstimo rotativo do cartão de crédito e o cheque especial. Após concluir o pagamento do que já passou, convém pensar nas despesas extras que surgem no início do ano, como o pagamento do IPTU, e, para quem tem filhos, a compra de uniformes e de material escolar.
“Depois, o ideal é fazer um investimento. A aplicação pode ser uma reserva financeira para uma eventual necessidade ou pode ser um investimento para comprar um bem de maior valor – uma moto, um carro, uma casa ou realizar uma viagem”, sugere Rosana. Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que  em 2021, 34% dos brasileiros que receberam o 13º pouparam uma parte dos recursos.
“De uma forma geral, em um ambiente de juros altos, como o que vivemos, por causa da inflação, o investimento em renda fixa traz um excelente retorno”, indica Rosana. A cooperativa oferece opções de investimento pré e pós-fixados que se ajustam com os objetivos de cada cooperado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *